CONVITE PARA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE QUEIMADAS-PB

Convidamos todos os cidadãos Queimadenses para participar da I Conferência Municipal de Saúde Mental, que irá refletir sobre os rumos da política de saúde mental vigente.

segunda-feira, 29 de março de 2010

A ARTETERAPIA NO CAPS I QUEIMADAS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA

SILVA, Priscilla Maria de Castro[1].

NEGREIROS, Anne Karolynne Santos[2].

CASTRO, Khésia Brunielle Garrido [3].

ARAÚJO, Marília da Silva[4].

RESUMO

A arte é um instrumento de expressão, comunicação e também de linguagem. É uma permuta de energia entre o criador e o objeto criado, capaz de expor o que é não-exprimível e, simultaneamente, refletir uma necessidade de transformação individual. A arte é capaz de orientar o desenvolvimento da criatividade, expandindo e multiplicando as necessidades do ser humano. Tendo como base os argumentos supracitados, objetivou-se, com este trabalho, implantar oficinas de produção e leitura de literatura de cordel com os usuários do CAPS I de Queimadas/PB. Assim, a proposta foi que os usuários começassem a se expressar através de um desenho que lhes viessem à mente, e depois propagar suas emoções através das palavras, como uma forma de dar continuidade à sua linha de raciocínio, porém, codificando e construindo seus pensamentos. O objetivo, a priori, não foi o de estabelecer critérios de métrica e sistemática da produção de um cordel, pois pensamentos, sentimentos, sensações e intuições necessitam de espaços para voar; caso contrário, rapidamente perdem sua essência; por isso, foi dado total espaço para reflexão dos usuários, a fim de que poderem realmente extravasar seus pensamentos, proporcionando, inclusive, um melhor autoconhecimento. Além de oficinas de cordel, a segunda proposta foi a de trabalhar oficinas de dança regional, em que os indivíduos demonstraram suas habilidades através de sua expressão corporal, acompanhando o ritmo de cada música. A metodologia utilizada na prática do projeto foram as oficinas de arte para os usuários do CAPS I. Nestas oficinas, foram estimulados os talentos intrínsecos dos pacientes resgatando a cultura regional, promovendo o ensinamento da literatura de cordel, de músicas e danças regionais, a fim de desenvolver e aguçar as habilidades psicomotoras dos clientes. Esse processo de tratamento está embasado no método de Terapia Ocupacional (TO), mais especificamente a praxiterapia, que é a terapia voltada para a atividade, a prática. Os resultados obtidos foram os melhores possíveis: Construção e comercialização de um cordel produzido pelos próprios usuários, apresentação das danças em eventos locais proporcionados pela Secretaria de Saúde do município, e reconhecimento das capacidades e potencialidades de cada um usuário do CAPS que participou das oficinas de Arteterapia.

Palavras-Chave: Arteterapia; Transtorno Mental; CAPS




[1] Enfermeira, professora, especialista em Saúde Mental do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Campina Grande - PB.

[2] Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande

[3] Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande

[4] Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande

Um comentário:

  1. É ótimo fazer parte deste projeto, é sempre gratificante me encontrar com os usuários e poder valorizar cada talento deles.

    ResponderExcluir